(Foto: Horas News)
Foi apresentado nesta terça-feira, dia 02, o projeto que institui no município de Goioerê a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. O projeto de lei é de autoria da presidente do Poder Legislativo Luci Alvino em parceria com o vereador Fabiano Barbosa deve seguir para avaliação do plenário na próxima semana.
O projeto prevê que Semana Municipal de Conscientização do Autismo seja comemorada todos os anos na primeira semana do mês de abril. “Essa data servirá de estímulo à realização de ações voltadas à reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município”, destacou a presidente da Câmara, acrescentando que essas ações poderão ser realizadas pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social ou através de parceria com entidades governamentais e sociais.
“A Semana Municipal de Conscientização do Autismo visa assegurar a inserção dos portadores de autismo na sociedade, formando parcerias com familiares e instituições que priorizam o desenvolvimento e inclusão. É de suma importância conhecer para incluir, desconstruir conceitos preconcebidos e aceitar as condições específicas de cada pessoa com TEA. A informação é um ponto crucial, que não deve ser restrita apenas aos profissionais que atendem ou a família, mas a toda a sociedade”, defendeu o vereador Fabiano Barboza.
Luci Alvino desta que o Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção global do desenvolvimento do indivíduo, que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. É muito importante chamar a atenção das autoridades e da população para este transtorno que atinge quase dois milhões de brasileiros e 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU.
A escolha da primeira semana do mês de abril como a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, dá-se em razão do dia 2 de abril ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, tal data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Sendo uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.